Renovação de Matrícula

A matrícula é renovada a cada semestre pelo aluno no site do CAGr, de acordo com o calendário acadêmico:

  • Período de renovação de matrícula: via internet pelo Sistema Acadêmico de Graduação através do site http://www.cagr.ufsc.br/
  • Período de ajuste de matrícula – da mesma forma que a anterior. É dado a chance ao aluno de ajustar a matrícula caso ocorra alguma inconsistência;

Na renovação o estudante pode formar de uma a três opções diferentes (escolhendo distintos arranjos de disciplinas e horários). O sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR) executará o preenchimento das vagas nas disciplinas, na renovação de matrícula e no ajuste da mesma, obedecendo à ordem de prioridade prevista no artigo 42 da Resolução nº 17/Cun/1997.

Caso as disciplinas e horários escolhidos na primeira opção não ofereçam vagas suficientes a matrícula dos estudantes de menor Índice de Matrícula-IM, os seus pedidos de matrícula passam a ser processados pela segunda opção, e assim sucessivamente se as vagas estiverem ocupadas na segunda opção.

Após o deferimento da renovação, o espelho de matrícula é mandado para o e-mail cadastrado no CAGR, e o número de vagas de todas as turmas é exposto no link cadastro de turmas do CAGR. Neste momento o sistema (on-line) é novamente aberto ao estudante para que efetue o ajuste de matrícula, ele poderá solicitar cancelamento ou inclusão de disciplinas em turmas com vagas.

A efetivação da matrícula somente poderá ocorrer com a ausência de choques de horários e o cumprimento dos pré-requisitos. (Art. 44, Res.17/CUn/1997)

O que acontecerá se eu não renovar minha matrícula?

A não renovação da matrícula ou de seu trancamento nos prazos previstos no Calendário Escolar será considerada abandono de curso, desfazendo-se o vínculo do aluno com a Universidade (Art. 47, Res. 17/CUn/97)

 A SECRETARIA ACADÊMICA DO CAMPUS ARARANGUÁ disponibiliza um aplicativo demonstrando passo-a-passo o pedido de matrícula, acompanhe no link:

MANUAL DE MATRÍCULA

matricula de alunos regulares