Matrícula Inicial de aluno por solicitação de retorno, transferência ou permanência

Segundo a resolução nº17/CUn/1997, a UFSC admite a matrícula de estudantes por solicitação de “Retorno”, “Transferência” ou “Permanência”. No Campus de Araranguá, as solicitações devem ser realizadas na Secretaria Acadêmica no período previsto no calendário escolar.

Os pedidos são analisados pela Coordenadoria do Curso e, se deferidos, são encaminhados ao Departamento de Administração Escolar (DAE) para homologação. As matrículas são condicionadas à existência de vagas a serem divulgadas em edital pelo DAE, obedecendo à ordem de prevalência prevista no artigo 96 da referida resolução.

Os alunos poderão concorrer nas seguintes modalidades:

Por transferências:

  • Para a troca de turno, de habilitação, de opção ou de curso no âmbito da UFSC; (Opção – Transferência interna)
  • Para alunos de outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, para prosseguimento de seus estudos na UFSC. (Opção – Transferência externa)
  • Quando se tratar de servidor público federal ou membro das Forças Armadas, inclusive seus dependentes, quando requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício. Para essa modalidade de transferência, a matrícula independe da existência de vagas. (Opção – Transferência coercitiva)

Por retorno:

  • Para aluno-abandono da UFSC, ou seja, para aluno que já estive regularmente matriculado na UFSC e rompeu seu vínculo com a instituição, por haver desistido ou abandonado o curso (Retorno de aluno-abandono);
  • Para graduado da UFSC ou de outra instituição de ensino superior que pretenda fazer novo curso ou nova habilitação (Retorno de graduado).

Por Permanência:

  • É a autorização para o aluno concluinte de um curso de graduação da UFSC permanecer na instituição para integralizar nova habilitação do mesmo curso.

 

 

transferencia e retorno

 

 

 

transferencia coercitiva