Matrícula de aluno especial – disciplina isolada/aluno ouvinte

Terminado o processo de matrícula dos alunos regulares, as vagas restantes em disciplinas poderão ser ocupadas por alunos regularmente matriculados nos cursos da UFSC ou candidatos externos, que as frequentarão na condição de aluno especial de disciplina isolada ou de aluno-ouvinte, para complementação ou atualização de conhecimentos. (Art. 49 Res.17/CUn/1997)

Entende-se como matrícula em disciplina isolada a matrícula com direito a certificado com frequência e nota e a de aluno-ouvinte a matrícula com direito apenas a frequência.

A abertura de vagas para alunos especiais depende da existência de vagas no curso. O candidato externo poderá cursar até 5 disciplinas isoladas por semestre totalizando no máximo 500h/a de disciplinas isoladas na instituição.

Para solicitar matrícula em disciplina isolada, um dos requisitos, para o candidato externo é ser portador de certificado de conclusão do Ensino Médio.

As matrículas como aluno especial em disciplinas isoladas e/ou como aluno-ouvinte a candidatos externos, não caracterizam vínculos destes com a UFSC, para qualquer efeito. (Art.55 Res.17/CUn/1997), ou seja, o aluno fica matriculado na disciplina, mas não tem matrícula na UFSC como o aluno regular.

O processo seletivo de aluno especial ocorre a cada semestre por meio de edital específico em data prevista no calendário acadêmico.

Para mais informações acesse o site http://disciplinaisolada.ufsc.br/